Formação de Vigilantes - Diurna/Noturna

Sobre o Curso


Dotar o aluno de conhecimentos, técnicas, habilidades e atitudes que o capacitem para o exercício da profissão de vigilante, em complemento à segurança pública, incluídas as atividades relativas à vigilância patrimonial, à segurança física de estabelecimentos financeiros e outros, preparo para dar atendimento e segurança às pessoas e manutenção da integridade do patrimônio que guarda, bem como adestramento para o uso de armamento convencional e o emprego de defesa pessoal. Elevar o nível do segmento da segurança privada a partir do ensino de seus vigilantes.

 

TÉCNICAS, HABILIDADES E ATITUDES QUE O ALUNO DEVERÁ ADQUIRIR AO FINAL DO CURSO

 

 - compreender o ser humano como titular de direitos fundamentais;

 

- desenvolver hábitos de sociabilidade no trabalho e no convívio social;

 

- executar uma vigilância dinâmica e alerta, interagindo com o público em geral;

 

- prevenir ocorrências inerentes às suas atribuições, dentro da área física a ele delimitada, a fim de manter a integridade patrimonial e de dar segurança às pessoas;

 

 - antecipar-se ao evento danoso, a fim de impedir sua ocorrência ou de minimizar seus efeitos, principalmente, adotar as providências de auxílio aos agentes de segurança pública, como o isolamento do local;

 

 - operar com técnica e segurança equipamentos de comunicação, alarmes e outras tecnologias de vigilância patrimonial;

 

 - manusear e empregar, com segurança, armamento letal convencional na atividade de vigilante, de forma escalonada e proporcional, como instrumentos de defesa própria ou de terceiros;

 

 - defender-se com o uso de técnicas adequadas;

 

 - manter-se saudável e em forma física;

 

 - identificar condutas ilícitas descritas na legislação penal;

 

 - identificar o conceito, a legislação e as atribuições das empresas de segurança privada;

 

 - aplicar conhecimentos de primeiros socorros;

 

 - proteger o meio ambiente;

 

 - adotar medidas iniciais de prevenção e de combate a incêndios;

 

 - tomar as primeiras providências em caso de crise;

 

 - executar outras tarefas que lhe forem atribuídas, notadamente pela criação de divisões especializadas pela sua empresa, para permitir um crescimento sustentado em todas as áreas de segurança privada.


Disciplinas


1) Noções de Segurança Privada – 8 H/A

Desenvolver conhecimentos sobre conceitos e legislação de segurança privada, papel das empresas e dos representantes de classe, direitos, deveres e atribuições do vigilante. Identificar direitos e deveres trabalhistas do vigilante.

 

2) Legislação Aplicada e Direitos Humanos – 20 H/A

Dotar o aluno de conhecimentos básicos de Direito, Direito Constitucional e Direito Penal, enfocando os principais crimes que o vigilante deve prevenir e aqueles nos quais pode incorrer. Desenvolver conhecimentos sobre conceitos, legislação e técnicas de proteção ambiental na área de vigilância.

Ampliar conhecimentos para respeitar a visão política e prática da afirmação dos Direitos Humanos, observando a complexidade e a diversidade dos seres humanos e de seus direitos, compreendidos também perspectiva de respeito à diversidade de orientação sexual, dos direitos das mulheres (combate à violência de gênero), das crianças, adolescentes e idosos, dos portadores de necessidades especiais, combatendo, por fim, a utilização de práticas discriminatórias no exercício da profissão.

 

3) Relações Humanas no Trabalho – 10 H/A

Conscientizar e instrumentalizar o aluno para o desenvolvimento intra e interpessoal. Desenvolver atitudes para o atendimento adequado e prioritário às pessoas com deficiência. Dotar o aluno de conhecimentos que o capacitem a desenvolver hábitos de sociabilidade que permitam o seu bom relacionamento no trabalho e em outras esferas do convívio social.

 

4) Sistema de Segurança Pública e Crime Organizado – 10 H/A

Desenvolver conhecimentos sobre o Sistema Nacional de Segurança Pública, atribuições constitucionais de cada corporação policial e das Forças Armadas e atribuições da guarda municipal. Dotar o aluno de conhecimentos e dados sobre a atuação e acionamento da polícia militar em caso de ocorrência policial gerada na área de vigilância. Ampliar conhecimentos para identificar grupos criminosos e seu modus operandi, com o fim de evitar cooptação do vigilante.

 

5) Prevenção e Combate a Incêndio – 6 H/A

Dotar o aluno de noções e técnicas básicas de prevenção e combate a incêndios, bem como capacitá-lo a adotar providências adequadas em caso de sinistros, principalmente na evacuação de prédios.

 

6) Primeiros Socorros – 6 H/A

Capacitar o aluno a prestar assistência inicial em caso de emergência através de assimilação de conhecimento de primeiros socorros.

 

7) Educação Física – 12 H/A

Aprimorar o condicionamento físico, visando capacitar o aluno a desenvolver um programa básico permanente de preparação física pessoal.

 

8) Defesa Pessoal – 20 H/A

Desenvolver habilidades, fundamentos e técnicas de defesa pessoal e de terceiros.

 

9) Armamento e Tiro – 24 H/A

Habilitar o aluno a manejar e usar com eficiência armamento empregado na atividade de vigilância, como último recurso de defesa pessoal ou de terceiros.

 

10) Vigilância - 14 H/A

Desenvolver conhecimentos sobre vigilância geral e sobre as áreas de vigilância especializadas, como vigilância em banco, shopping, hospital, escola, indústria, com o fim de manter a integridade do patrimônio que guarda executar os serviços que lhe competem e realizar uma vigilância dinâmica, alerta, integrada e interativa. Capacitar o aluno a identificar as técnicas de vigilância em geral e compreender as funções do vigilante, bem como avaliar sua importância num esquema de segurança. Desenvolver conhecimentos sobre o plano de segurança das empresas. Dotar o aluno de conhecimentos específicos que o capacitem ao desempenho das atribuições de promover a segurança física de instalações, em sua área de atuação, adotando medidas de prevenção e repressão de ocorrências delituosas. Identificar emergência, evento crítico e crise. Desenvolver conhecimentos sobre táticas e técnicas iniciais na tomada das primeiras providências frente a um evento crítico ou uma crise.

 

11) Radiocomunicações – 10 H/A

Desenvolver conhecimentos teóricos e práticos sobre o sistema de telecomunicações utilizado pelas empresas de segurança. Capacitar o aluno a usar de maneira correta e eficaz os equipamentos de comunicação.

 

12) Noções de Segurança Eletrônica – 10 H/A

Desenvolver conhecimentos sobre os sistemas computadorizados e de controle eletrônico, não restrito, gerido por empresas e disponíveis a seus vigilantes. Desenvolver conhecimentos sobre os sistemas de alarmes e outros meios de alerta, não restritos, geridos por empresas e disponíveis a seus vigilantes. Capacitar o aluno a usar de maneira correta e eficaz os equipamentos eletrônicos.

 

13) Noções de Criminalística e Técnicas de Entrevista Prévia – 8 H/A

Dotar o aluno de noções sobre criminalística (evidências, vestígios e local de crime). Instrumentalizar o aluno de técnicas de isolamento do local do crime, preservação de vestígios até a chegada da polícia; observar e descrever pessoas, coisas, áreas e locais, de forma diligente; demais iniciativas que lhe competem na prevenção e repressão de ocorrências delituosas. Desenvolver conhecimentos que identifiquem as drogas mais usadas, legislação específica, tráfico ilícito, uso indevido e dependência, bem como as atividades policiais preventivas e repressivas. Desenvolver conhecimentos sobre técnicas de entrevista prévia, visando colher dados necessários ou relevantes às investigações policiais.

 

14) Uso Progressivo da Força – 8 H/A

Desenvolver conhecimentos gerais sobre conceitos e legislação relativos ao emprego e uso da força de maneira escalonada, com o auxílio de armas menos que letais. Desenvolver habilidades de utilização do uso progressivo da força. Fortalecer atitudes para aplicar os conhecimentos adquiridos no desempenho das atividades de vigilância patrimonial e segurança pessoal.

 

15) Gerenciamento de Crises – 8 H/A

Dotar o aluno de conhecimentos para desempenhar de forma eficaz suas atividades, especialmente no momento de uma ocorrência fática de crise ou conflito.

Desenvolver conhecimentos sobre as diferenças de crise e conflito, apresentando ao aluno diversos exemplos reais e simulados de gerenciamento de crises. 

 


Requisitos Profissionais


Para o exercício da profissão, o vigilante deverá ter concluído o Curso de Formação de Vigilante – CFV e preencher os seguintes requisitos, comprovados documentalmente:

 

I - Ser brasileiro, nato ou naturalizado;

ll - Ter idade mínima de 21 (vinte e um) anos;

III - Ter instrução correspondente à quarta série do ensino fundamental;

IV - Ter sido aprovado em curso de formação de vigilante, realizado por empresa de curso de formação devidamente autorizada;

V - Ter sido aprovado em exames de saúde e de aptidão psicológica;

VI - Ter idoneidade comprovada mediante a apresentação de antecedentes criminais, sem registros de indiciamento em inquérito policial, de estar sendo processado criminalmente ou ter sido condenado em processo criminal;

VII - Estar quite com as obrigações eleitorais e militares;

VIII - Possuir registro no Cadastro de Pessoas Físicas.

 

- Os exames de saúde física e mental e de aptidão psicológica serão renovados por ocasião da reciclagem do vigilante, às expensas do empregador.

- O exame psicológico será aplicado por profissionais previamente cadastrados no DPF, conforme normatização específica.

- Os vigilantes aptos a exercer a profissão terão o registro profissional em sua CTPS, a ser executado pela DELESP ou CV, por ocasião do registro do certificado de curso de formação, extensão ou reciclagem.


Documentação Necessária


- Cópia do RG;

- Cópia do CPF;

- Cópia do Título de Eleitor;

- Carteira de Trabalho (PIS);

- Cópia do comprovante de residência (água, luz ou telefone – em nome do inscrito);

- Cópia do Histórico Escolar (frente e verso)

- Quitação de obrigações Eleitorais:

        Certidão de Quitação Eleitoral (www.tse.gov.br ou Fórum Eleitoral).

- Quitação de obrigações Militares:

         Dispensa de incorporação;

         Cópia do Certificado de reservista;

- Certidões Negativas Criminais:

         Criminal da Justiça Estadual (Fórum/Vara Criminal)

         Certidão Criminal da Justiça Federal (www.jfpr.gov.br)

         Certidão Criminal Militar (www.stm.gov.br)

         Certidão Criminal Eleitoral (www.tse.gov.br ou Fórum Eleitoral)


Instrutores



Carga Horária


Turmas Diurnas - Duração de 20 dias de Segunda à Domingo, das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00.

Turmas Noturnas - Duração de 51 noites de Segunda à Sexta, das 19h00 as 22h30. 

 

200 H/A sendo:

a) Disciplinas curriculares - 174 H/A

b) Verificação de aprendizagem - 24 H/A

c) Abertura de curso - 2 H/A

 


Calendário


Confira as datas e horários do curso:


Início Término Periodo Horário
31/07/2018 17/10/2018 noturno - 04h/a diarias - 200h/a - 51 noites 19h15min as 22h30min - segunda a sexta
01/08/2018 21/08/2018 200 h/a -10 h/a diarias - 21 dias intensivos 08h as 12h e 14h as 18h
04/09/2018 24/09/2018 200 h/a -10 h/a diarias - 21 dias intensivos 08h as 12h e 14h as 18h

Oferecemos


 Alojamento masculino e feminino.

 

Trazer:

- Travesseiro, roupa de cama, material de higiene pessoal e cadeado pequeno com chave para o armário de pertences pessoais.

- Roupa para educação física e defesa pessoal: agasalho, bermuda e camiseta (sem zíper e botão).

- Calça (jeans preta ou escura) e camiseta preta para as aulas de AT, VIG, SSP&CO.

 

OBS: a escola tem camisetas pretas para venda.

 


Imprimir Informativo


Saiba mais sobre a segurança orgânica que a Delta Star oferece, as vantagens, como funciona e as informações detalhadas sobre a assessoria em segurança.